Os Equipamentos de Proteção Individual, mais conhecidos como EPIs, são itens fundamentais para a segurança dos trabalhadores no ambiente de trabalho.

Alguns exemplos de EPIs são capacetes, óculos de proteção, protetor auricular e calçados adequados para determinadas funções.

Para que o trabalhador use de forma correta nas suas atividades, a empresa tem a responsabilidade de fiscalizar, informar e fornecer os EPIs adequados.

Além disso, deve assegurar que sejam utilizados de forma correta e eficaz.

Mas o que acontece se o trabalhador não estiver usando os EPIs ou se estiver usando de forma inadequada e o gestor responsável não tomar nenhuma atitude?

A responsabilidade pelo uso inadequado não recai apenas sobre o trabalhador.

Se o gestor ou supervisor está presente e visualiza a situação sem agir, também está falhando em sua função de liderança e gestão.

É papel do gestor garantir que todos os trabalhadores que necessitam de EPIs cumpram essa exigência e utilizem os equipamentos corretamente.

A ausência de ação do gestor pode ser caracterizada como negligência e ele também pode ser advertido por esse descaso.

A conformidade, saúde e segurança dos trabalhadores devem ser prioridades.

Se a sua empresa não está aplicando corretamente as normas de EPIs ou se você tem dúvidas sobre como proceder em casos de advertência, é recomendável buscar orientações.

Para assegurar o cumprimento das normas legais, consulte um advogado especializado em segurança do trabalho!

#epi #gerente #advertencia #saudedotrabalhador #medicinaesegurancadotrabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *