O estelionato sentimental, também conhecido como golpe do amor, consiste na utilização da relação amorosa com o único intuito de receber vantagens econômicas.
O golpista se aproveita da vulnerabilidade e dependência emocional para obter os resultados desejados, que geram significativos prejuízos e endividamento da vítima. É importante lembrar que essa conduta difere completamente de um empréstimo ou ajuda financeira pontual ao parceiro. Como esse delito é, muitas vezes, praticado a longo prazo e em um contexto emocional, é difícil a sua identificação antes da conjuntura tornar-se insustentável.
Algumas dicas valiosas podem fazer a diferença. A primeira é observar os detalhes no relacionamento.
Nas interações virtuais, um sinal é o parceiro não ter vontade alguma de conhecer o outro pessoalmente ou inventar repetidas desculpas para esse contato. Nos relacionamentos presenciais, normalmente, o criminoso não demonstra interesse em apresentar o parceiro à família e amigos.
Ainda, o isolamento de outras pessoas é uma parte importante do golpe, pois evita que colegas e familiares percebam o que está acontecendo. Outro indício relevante são os questionamentos sobre as condições financeiras da vítima, com pedidos constantes de ajuda e promessas de reembolso que nunca se cumprem.
É comum o criminoso relatar dificuldades em pagar o aluguel, cartão de crédito ou dívidas, sempre trazendo um ar de urgência em suas pendências financeiras. O estelionato sentimental também pode ser praticado pela aquisição ou compra de itens materiais pelo outro e não necessariamente por transferências ou PIX.
Portanto, preste atenção em quem sempre arca com os encontros, jantares, idas ao mercado etc.
Caso você identifique algum desses sinais, não hesite em buscar ajuda profissional.
Você sabia disso?
Comente aqui embaixo!
#estelionato #estelionatosentimental #golpedoamor #golpistadotinder #golpe